Github

Overview

ℹ️

Vá para a referência da API para acessar os exemplos completos de requisição e resposta.

Para que você possa usar todos os recursos disponíveis em nossa API, é importante que antes você conheça os conceitos envolvidos no módulo de recorrência.

Modelos de Plano

A Safe2Pay disponibiliza dois modelos de plano para cobrança recorrente, que devem ser escolhidos conforme a necessidade do seu negócio.


Plano Personalizado (PlanOption = 1)

Indicado para modelos flexíveis de cobrança.

Características:

  • Permite definir o dia exato da cobrança.
  • Frequência disponível: semanal ou mensal.
  • Possibilidade de cobrança imediata (IsImmediateCharge = true).
  • O valor da cobrança pode ser proporcional ao uso, configurado por você.
📘

Use quando precisar de liberdade para definir a lógica de cobrança de forma dinâmica e ajustável.


Plano Fixo (PlanOption = 2)

Indicado para modelos com periodicidade e valores bem definidos.

Características:

  • A primeira cobrança é feita no momento da assinatura.
  • Próximas cobranças sempre consideram o dia da assinatura como base.
  • Frequência disponível: semanal, mensal, bimestral, trimestral, semestral e anual.
  • Não permite definir um dia específico para cobrança.
📘

Use quando quiser manter um ciclo fixo e previsível de pagamentos.


Cobrança Imediata

Quando a configuração IsImmediateCharge estiver como true, a cobrança será realizada no momento da assinatura, com comportamento diferente para cada meio de pagamento:

  • Boleto bancário: boleto é gerado e enviado em até 1 hora.
  • Cartão de crédito: se o cartão estiver tokenizado e informado na assinatura, a cobrança acontece imediatamente.
📘

Caso você não envie o cartão tokenizado, será gerado um link para tokenização do cartão. Depois da tokenização, a cobrança deve acontecer em até 1h.


Descontos para Boleto Bancário

A configuração de desconto para pagamentos via boleto está disponível apenas para planos do tipo Fixo. Planos Personalizados não suportam essa funcionalidade.


Tabela de frequência da retentativa

FrequênciaDescrição
SemanalQuando a primeira cobrança seja recusada, realizaremos uma nova tentativa no dia seguinte e, no caso de falha, mais duas tentativas, com intervalo de 1 dia.
MensalQuando a primeira cobrança for recusada, realizaremos uma nova tentativa no dia seguinte e, no caso de falha, mais duas tentativas, com intervalo de 5 dias.
Trimestral, Semestral e AnualQuando a primeira cobrança for recusada, realizaremos uma nova tentativa no dia seguinte e, no caso de falha, mais duas tentativas, com intervalo de 10 dias.