Ciclo de vida
Vá para a referência da API para acessar os exemplos completos de requisição e resposta.
Para que você possa usar todos os recursos disponíveis em nossa API, é importante que antes você conheça os conceitos envolvidos no processamento de uma transação de cartão de crédito.
Conceito | Descrição |
---|---|
Autenticação | É um processo de verificação do titular do cartão realizado pelo banco emissor para trazer mais segurança para a venda. Em caso de fraude em transação autenticada, o custo do chargeback é do emissor. |
Autorização | Etapa em que a Safe2Pay faz a conexão com o sistema da adquirente, banco emissor e bandeira para aprovar uma transação de cartão. A pré-autorização apenas sensibiliza o limite do cliente, mas ainda não gera cobrança para o consumidor. Para efetivação da cobrança é necessária a ocorrência da captura. |
Captura | Após a autorização, para que a venda seja concretizada e a cobrança seja efetivada no cartão, ocorre o movimento de captura. |
Cancelamento | O cancelamento acontece quando o estabelecimento não quer mais prosseguir com uma transação. Esse movimento pode ser realizado tanto para transações autorizadas quanto para capturadas. |
Ciclo de vida
Toda transação com cartão de crédito processada pela Safe2Pay segue um fluxo de status bem definido, que representa o avanço da transação desde o momento da tentativa de pagamento até a sua finalização, seja com sucesso, estorno ou disputa.
Abaixo, você encontra uma explicação detalhada de cada etapa envolvida no processo, conforme ilustrado no diagrama de mapeamento de status:
Fluxo de status da transação
⚪️ START
O início do processo ocorre assim que a cobrança com cartão de crédito é iniciado via API ou checkout (Link de venda).
✅ PRÉ-AUTORIZADO
A transação foi validada e autorizada temporariamente, aguardando uma confirmação final (captura). Situação comum em fluxos com captura posterior.
➡️ Pode seguir para:
- AUTORIZADO
- ESTORNADO
✅ AUTORIZADO
A transação foi confirmada e capturada.
Este é o status padrão após uma autorização bem-sucedida com captura imediata.
➡️ Pode seguir para:
- ESTORNADO
- EM DISPUTA
❌ RECUSADA
A transação não foi autorizada, geralmente por motivos como saldo insuficiente, cartão inválido, ou falha na autenticação.
⚠️ ESTORNADO
O valor da transação foi devolvido ao cliente, seja por solicitação do lojista ou de forma automática.
❗️ EM DISPUTA
O cliente contestou a transação com a operadora do cartão. A Safe2Pay notificará o lojista para que envie a documentação necessária.
➡️ Pode seguir para:
- DEVOLUÇÃO DE CONTESTAÇÃO
- CHARGEBACK
🔁 DEVOLUÇÃO DE CONTESTAÇÃO
A contestação foi revertida e a transação retorna ao status de DEVOLUÇÃO DE CONTESTAÇÃO.
🛑 CHARGEBACK A contestação foi finalizada a favor do cliente e o valor da transação foi definitivamente retirado do lojista.
Diagrama
Confira abaixo o diagrama com o mapeamento completo:

Updated about 14 hours ago