Github

Ciclo de vida

ℹ️

Vá para a referência da API para acessar os exemplos completos de requisição e resposta.

Para que você possa usar todos os recursos disponíveis em nossa API, é importante que antes você conheça os conceitos envolvidos no processamento de uma transação de cartão de crédito.

ConceitoDescrição
AutenticaçãoÉ um processo de verificação do titular do cartão realizado pelo banco emissor para trazer mais segurança para a venda. Em caso de fraude em transação autenticada, o custo do chargeback é do emissor.
AutorizaçãoEtapa em que a Safe2Pay faz a conexão com o sistema da adquirente, banco emissor e bandeira para aprovar uma transação de cartão. A pré-autorização apenas sensibiliza o limite do cliente, mas ainda não gera cobrança para o consumidor. Para efetivação da cobrança é necessária a ocorrência da captura.
CapturaApós a autorização, para que a venda seja concretizada e a cobrança seja efetivada no cartão, ocorre o movimento de captura.
CancelamentoO cancelamento acontece quando o estabelecimento não quer mais prosseguir com uma transação. Esse movimento pode ser realizado tanto para transações autorizadas quanto para capturadas.

Ciclo de vida

Toda transação com cartão de crédito processada pela Safe2Pay segue um fluxo de status bem definido, que representa o avanço da transação desde o momento da tentativa de pagamento até a sua finalização, seja com sucesso, estorno ou disputa.

Abaixo, você encontra uma explicação detalhada de cada etapa envolvida no processo, conforme ilustrado no diagrama de mapeamento de status:

Fluxo de status da transação

⚪️ START

O início do processo ocorre assim que a cobrança com cartão de crédito é iniciado via API ou checkout (Link de venda).


✅ PRÉ-AUTORIZADO

A transação foi validada e autorizada temporariamente, aguardando uma confirmação final (captura). Situação comum em fluxos com captura posterior.

➡️ Pode seguir para:

  • AUTORIZADO
  • ESTORNADO

✅ AUTORIZADO

A transação foi confirmada e capturada.
Este é o status padrão após uma autorização bem-sucedida com captura imediata.

➡️ Pode seguir para:

  • ESTORNADO
  • EM DISPUTA

❌ RECUSADA

A transação não foi autorizada, geralmente por motivos como saldo insuficiente, cartão inválido, ou falha na autenticação.


⚠️ ESTORNADO

O valor da transação foi devolvido ao cliente, seja por solicitação do lojista ou de forma automática.


❗️ EM DISPUTA

O cliente contestou a transação com a operadora do cartão. A Safe2Pay notificará o lojista para que envie a documentação necessária.

➡️ Pode seguir para:

  • DEVOLUÇÃO DE CONTESTAÇÃO
  • CHARGEBACK

🔁 DEVOLUÇÃO DE CONTESTAÇÃO

A contestação foi revertida e a transação retorna ao status de DEVOLUÇÃO DE CONTESTAÇÃO.


🛑 CHARGEBACK A contestação foi finalizada a favor do cliente e o valor da transação foi definitivamente retirado do lojista.

Diagrama

Confira abaixo o diagrama com o mapeamento completo: