Tabela do ECI
O ECI (Electronic Commerce Indicator) é um código retornado pelas bandeiras e indica o resultado da autenticação 3DS do portador do cartão junto ao emissor ou bandeira.
Com base no resultado do ECI a loja deve decidir se vai prosseguir com a transação submetendo-a para autorização ou não. É possível enviar uma transação não autenticada para autorização, mas a responsabilidade em caso de chargeback é do estabelecimento.
Tabela do ECI
Confira na tabela a seguir os ECIs correspondentes à cada bandeira e o resultado da autenticação.
MASTERCARD | VISA | ELO | AMEX | RESULTADO DA AUTENTICAÇÃO | A TRANSAÇÃO FOI AUTENTICADA? |
---|---|---|---|---|---|
02 | 05 | 05 | 05 | Autenticada pelo emissor – risco de chargeback passa a ser do emissor. | Sim |
01 | 06 | 06 | 06 | Autenticada pela bandeira – risco de chargeback passa a ser do emissor. | Sim |
Diferente de 01, 02 e 04 | Diferente de 05 e 06 | Diferente de 05 e 06 | Diferente de 05 e 06 | Não autenticada – risco de chargeback permanece com o estabelecimento. | Não |
04 | 7 | Não autenticada, transação caracterizada como Data Only – risco de chargeback permanece com o estabelecimento. | Não |
Posteriormente, envie o valor do ECI na requisição da transação no campo PaymentObject.ExternalAuthentication.Eci.
Downgrade de ECI no fluxo 3DS 2.0
Em transações autenticadas via 3DS 2.0, é possível que o valor do campo ECI (Electronic Commerce Indicator) varie de acordo com o resultado da autenticação. Em alguns casos, mesmo após uma tentativa de autenticação, o ECI pode ser alterado, isso é chamado de downgrade de ECI.
O que é o downgrade de ECI?
O downgrade ocorre quando uma transação que inicialmente foi enviada para autenticação 3DS com um ECI de transação autenticada (por exemplo, ECI 2 para bandeira MasterCard) recebe como resultado final um ECI de transação não autenticada (como ECI 7 ou ECI 0). Esse comportamento indica que o emissor ou o diretório de autenticação não conseguiu autenticar o cartão, seja por falha no processo ou decisão do banco.
Como identificar?
- O downgrade é síncrono e acompanha a autorização da transação. Ou seja:
- Após enviar a requisição de pagamento;
- A resposta de autorização trará o ECI final da transação, já refletindo o possível downgrade;
- Não há necessidade de esperar um retorno assíncrono ou consultar posteriormente.
Updated 17 days ago