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Tabela do ECI

O ECI (Electronic Commerce Indicator) é um código retornado pelas bandeiras e indica o resultado da autenticação 3DS do portador do cartão junto ao emissor ou bandeira.

Com base no resultado do ECI a loja deve decidir se vai prosseguir com a transação submetendo-a para autorização ou não. É possível enviar uma transação não autenticada para autorização, mas a responsabilidade em caso de chargeback é do estabelecimento.

Tabela do ECI

Confira na tabela a seguir os ECIs correspondentes à cada bandeira e o resultado da autenticação.

MASTERCARD

VISA

ELO

AMEX

RESULTADO DA AUTENTICAÇÃO

A TRANSAÇÃO FOI AUTENTICADA?

02

05

05

05

Autenticada pelo emissor – risco de chargeback passa a ser do emissor.

Sim

01

06

06

06

Autenticada pela bandeira – risco de chargeback passa a ser do emissor.

Sim

Diferente de 01, 02 e 04

Diferente de 05 e 06

Diferente de 05 e 06

Diferente de 05 e 06

Não autenticada – risco de chargeback permanece com o estabelecimento.

Não

04

7



Não autenticada, transação caracterizada como Data Only – risco de chargeback permanece com o estabelecimento.

Não


⚠️

Posteriormente, envie o valor do ECI na requisição da transação no campo PaymentObject.ExternalAuthentication.Eci.


Downgrade de ECI no fluxo 3DS 2.0

Em transações autenticadas via 3DS 2.0, é possível que o valor do campo ECI (Electronic Commerce Indicator) varie de acordo com o resultado da autenticação. Em alguns casos, mesmo após uma tentativa de autenticação, o ECI pode ser alterado, isso é chamado de downgrade de ECI.

O que é o downgrade de ECI?

O downgrade ocorre quando uma transação que inicialmente foi enviada para autenticação 3DS com um ECI de transação autenticada (por exemplo, ECI 2 para bandeira MasterCard) recebe como resultado final um ECI de transação não autenticada (como ECI 7 ou ECI 0). Esse comportamento indica que o emissor ou o diretório de autenticação não conseguiu autenticar o cartão, seja por falha no processo ou decisão do banco.

Como identificar?

  • O downgrade é síncrono e acompanha a autorização da transação. Ou seja:
  • Após enviar a requisição de pagamento;
  • A resposta de autorização trará o ECI final da transação, já refletindo o possível downgrade;
  • Não há necessidade de esperar um retorno assíncrono ou consultar posteriormente.